domingo, 5 de abril de 2009

MUSICA, MUSICA, MUSICA!

Neste exato momento ouço uma música calma e ao mesmo tempo muito agitada. A voz do cantor é gostosa de se ouvir. A musica dura exatamente 3:46 minutos porem é um tempo curto de mais e necessito ouvi-la pelo menos seis vezes.
Como a musica pode ser tão importante? Tenho certeza que não é só para mim pois comento com muitos amigos e eles concordam com tudo o que falo sobre a importância de uma canção. A sensação de nostalgia que ela nos traz, o suspiro de saudade.
Com o tempo aprendi muito. Hoje sei qual tipo de musica tem qualidade, qual cantor ganha dinheiro sem ao menos saber cantar, qual musico toca com desejo, quem tem voz maravilhosa e realmente boa. Minha experiencia de vida me faz saber selecionar o tipo de musica que quero ouvir e tenho certeza que ouço as melhores. Eu requintei meu gosto.
Mas querendo ou não, musica é musica. A melodia, aquela voz que você tanto ouviu, aquela guitarra ou viola, tudo isso é musica.
Outrora eu brincava na terra, solitário com apenas meus brinquedos de plásticos enquanto observava minha família trabalhar. Minha preocupação era os amigos da escola, o que teria pra jantar, a lição de casa (pintar desenhos ou copiar três linhas de um livro), a menina que tanto me olhava na sala de aula. Eu era feliz e não sabia.
Nesta mesma época eu desfilei com a escola no aniversário da cidade. Depois do desfile fui brincar no parque que havia sido montado em algum lugar perto da única praça. Eu ri muito naquele dia, brinquei bastante, cheguei demasiado cansado em casa e me lembro que neste dia dormi sem tomar banho.
O tempo passou um pouco...
Esses dias, já tarde da noite, eu estava voltando pra casa. Não havia ninguém na rua, as vezes encontrava um cão abandonado ou um rato passando rápido para entrar em uma boca de lobo qualquer, fora isso mais nada. Eu estava perdido em pensamentos da rotina, o que faria outro dia, minhas obrigações, de repente fui invadido sonoramente. Bem mais a frente um bar estava aberto e dele saia um som muito alto invadindo os ouvidos da vizinhança. Aquela música era a mesma que tocava enquanto eu gritava de alegria no carrossel, ainda criança. A nostalgia tomou conta de mim completamente, e a melancolia veio se aproximando. Era tão bom lembra da infância, aquela infância querida porem eu não podia deixar de sentir tristeza, saudade em excesso. Tinha sido bom de mais.
Eu fui me aproximando e podia ouvir agora a parte da musica que só ficava o ritmo, o som de uma viola. A sensação aumentava, as lembranças vinham à tona. Passei pelo bar mas queria ficar ali, diminui meus passos e praticamente nem andava mais. Queria ficar ouvindo a musica por muito mais tempo.
Mas fui me distanciando, a musica foi ficando, comecei a chorar silenciosamente. Realmente tinha sido pego de surpresa por tantas recordações. E a musica toda sumiu.
Cheguei em casa e sorri, é sempre assim. Depois de tanta tristeza e vontade de voltar ao passado você acorda novamente. Neste momento decidimos continuar a vida da melhor forma possível.
Recordar o passado não é um atraso de vida e sim uma nova força para vivermos coisas tão boas quanto as que já vivemos. Isto é muito bom.
A musica ainda ficou na minha cabeça. Musica é muito importante. Como ela pode me trazer tantas sensações não sei, realmente não sei. Mas não é necessário saber. Quer um conselho? Ouça uma musica.

Fanuel Ferreira

2 comentários:

  1. Fanuel, música tem essa coisa de mexer ccom a gente num é mesmo? Quer meu conselho? Aprenda a tocar essa música e depois vc vai se apaixonar por essa arte e vai querer aprender todas!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fanuel...

    concordo contigo, a música tem o poder de nos remeter ao passado, trazendo significativas lembranças...

    É uma profunda viagem ao nosso "eu" interior... Nostalgia pura...

    Senti falta dos seus textos, bom que voltou!!!

    À propósito, feliz Páscoa!!!

    Beijo!

    ResponderExcluir