quarta-feira, 3 de junho de 2009

O GAROTO E A ÁRVORE

Antes de começar a ler este, sugiro que procure a música: ALL IS FULL LOVE da cantora Bjork e a proposta é que você possa fazer a leitura ouvindo a música.




Um garoto caminha sozinho numa estrada de terra, está descalço, roupas rasgadas, cabelo penteado, pele cheirosa, olhar lagrimejante, sorriso convicto... (imagine como pode ser). Ao longe ele nota uma árvore, talvez a mais linda que já vira em sua vida. A árvore olha para ele, e suas folhas balançam com mais velocidade,... (continue imaginando).
O garoto é bonito, em toda sua vida fora rejeitado. A árvore é atraente em sua beleza, todos os frutos que produziu até aquele momento foram podres.
Os passos continuavam calmos, cade vez mais calmos...
A distancia perturba e o garoto começou a perceber que não conseguia se aproximar da árvore. “Apressar os passos agora?”, pensou ele e continuou a andar lentamente. Quantas perguntas você já se fez e não precisou de resposta? (pense um pouco).
Nesta estrada, que eu posso visualizar com muita facilidade, é cheia de movimentos e nenhum deles chamou a atenção do garoto. Nem mesmo o rio que havia ali do lado e nele muitos peixes corriam sobre as águas. Nem mesmo o cão que estava perseguindo-o desde o inicio (que inicio?)... Nem mesmo algumas pedras que conversavam gritando de felicidade. Nem mesmo dois animais (sem nenhuma descrição) transando enquanto andavam ao lado do garoto. Nem mesmo.
Na árvore havia um fruto, apenas um. A sede e a ânsia de tocar no fruto apoderou-se do jovem, agora ele mudou o jeito de andar e de calmo passou pra muito, muito, muito lento. (consegue enxergar?)
De repente a arvore estava alí, bem na frente. Ela sorriu pra ele, ele sorriu pra ela.
“Sombra fresca
maldito calor,
que dia agradavel,
por eu estar aqui!”
Sim, subiu sim! Até o último galho da árvore e então o garoto apanhou o fruto, o único fruto que havia ali. E no vislumbrante vermelho daquela maça estava escrito: “se me comer estará cometendo um grande engano”. E então o garoto suspirou fundo, abriu a boca e sentiu o gosto perfeito daquela fruta. A maça estava simplesmente suculenta.
O garoto chorou muito, muito mesmo. Até suas lágrimas secarem, a árvore gargalhou com bastante entusiasmo, até suas folhas cairem e se você não consegue compreender apenas imagine!

Fanuel Ferreira

12 comentários:

  1. Fanu

    que texto lindo!!!
    tõ cheio de uma essência mágica e pura

    as contradições e a busca pelo fruto...

    a música como complemento...

    tudo harmonioso e um belo desfecho

    Parabéns pela criatividade

    beijoos

    ResponderExcluir
  2. Nossa fanoo bunito em...cada dia q leio seus textos me surpreendo pela sua capacidade de escreve cada vez mais..e sempre q escreve são coisas belas ^^...gostei da criatividade ^^

    ResponderExcluir
  3. Que história mais doidona! Muito criativo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fanuel, tudo bem?

    Eu é quem peço desculpas pela ausência, também estava com a vida um pouco atribulada... Mas, senti saudades de passar por aqui!

    Fiz uma interpretação pessoal deste texto e cheguei à conclusão que, muitas vezes, ficamos sem saber que direção seguir, que atitude tomar, o que pensar... Tudo se transforma numa incoerência total, nada faz sentido, mas ao mesmo tempo faz... É uma dualidade constante...

    "Viajei" no seu texto!

    Obrigada pela visita e por suas palavras gentis, como sempre!

    Grande beijo e bom feriado, bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto cara, gosto do modo como você coloca as palavras, são densas, me leva quase a ver imagens nítidas do que está realmente acontecendo.Principamente quando não se consegue limitar o olhar apenas para a realidade.Eu não consigo, e por isso me emociono com tudo isso

    ResponderExcluir
  6. Ouvindo a musica ,e vendo a arvore através dos olhos do garoto , ouvi o rio ,vi os animais , senti minha boca encher de agua ao ver a fruta , eu quis ler mais depressa como se ao faze-lo o garoto pudesse apressar seus passos , pudesse chegar até lá , so sai de dentro desua cabeça quando tocou o fruto , e tive medo , eu pude ouvir a rvore dizer o que disse , quis dizer isso a ele , quis que ele não mordesse , mas ao primeiro toque da fruta em seus labios voltei a sua mente e pude entender o pq chorava ,a musica continuava a tocar , e mesmo enquanto escrevo esse comentario , ainda sinto como se por alguns instantes tivesse vivenciado um sonho , um sonho seu fanuel ..
    Minha conclusão sobre tudo que li e senti com seu texto ?
    " Se você não consegue *imaginar* ,apenas 'compreeenda' ..."

    ResponderExcluir
  7. Fanuel meu caro, desculpe o sumisso, mas, um dia irá entender meus Hábitos peculiares!
    Bem, primeiro parabéns pela originalidade e sua sacada ao propor uma musica junto ao texto, texto que por sinal exprime a idéia do profano, do pecado que já não é mais pecado, é issoa ai rapaz!
    qualquer dia vou copiar vc, vou criar um texto para ser acompanhado com uma musica é bem valido... abraço ....ah também adoro Bjork acertou na mosca!

    ResponderExcluir
  8. Fanuel, tive a traudcir o texto em língua espanhola. Meu Português é nula e é difícil de compreender. Bom texto, vou continuar lendo seu blog. (Desculpe se o Português tradução está errada, eu fiz a tradução do google)

    ResponderExcluir
  9. obrigado pela visita em meu blog. vou ler com calma os seus textos, agora eh impossivel... trampo e mais trampo hehhe
    voltarei mesmo

    abraços!

    ResponderExcluir
  10. Menino, pq vc parou de escrever? Trate de postar mais coisas aí!

    ResponderExcluir
  11. se tem duvidas a seguir... agradeça! significa que tem muitas escolhas e nao necessita de fazer as coisas sem realmente pensar

    ResponderExcluir
  12. Belo texto. Cheio de contradições eu diria (no que diz respeito ao menino). Gostei. Valeu pela visita em meu blog, aparecerei por aqui sempre tambem.
    POsta mais ai rapaz, já faz muito tempo hein. Haha.
    Abrass!

    ResponderExcluir