sábado, 20 de dezembro de 2008

MORTE É MINHA EXPRESSÃO FAVORITA!

“Todo mundo morre”. Essa frase eu já ouvi muitas vezes na minha vida mas não creio que seja verdade, eu nunca morri. Alem disso conheço muitas outras pessoas que também nunca morreram.
Já comentei essa idéia algumas vezes e sempre me disseram, “É por que ainda não chegou a sua hora”. Mas quem me garante que tenho uma hora marcada para morrer? Não que eu me ache imortal, mas e se eu for?
Morte é minha expressão favorita! É uma palavra que define algo que todos acreditam que irão viver e eu não. E não acredito pelo fato de eu não entender nada de morte, o que sei é que a pessoa deixa de existir, só isso. Morte para mim é verdadeiro mistério, afinal cada um morre de um jeito o que é muito curioso.
Sei de gente que morreu de leucemia, outros de tuberculose, alguns de trágicos acidentes. E se nada disso acontecer comigo? Aí tem aquela opção, a velhice. Mas mesmo quem morre de velhice é porque algum problema teve, ou foi ataque cardíaco ou qualquer outra doença. É possível eu não ter um ataque cardíaco.
Penso também em todos aqueles que “supostamente morreram” e não foi encontrado o corpo. Se não encontraram o corpo, por que achamos que a pessoa morreu?
Vamos pensar em alguem que foi conhecer uma mata e se perdeu e mesmo depois de anos não foi encontrado. Com certeza dirão que ele morreu, mas acho que pode estar muito bem estar vivendo com os animais. Pode ser o caso de uma outra pessoa que o barco afundou e igualmente não encontraram o corpo. Quantas pessoas no mundo não amam nadar? É provável que ela não queira voltar a vida que tinha e pode estar vivendo tranquilamente com os peixes.
Existem ainda pessoas que já tiveram vários ataques cardíacos, tuberculose, já se perderam numa mata, o barco afundou, é super idoso, “já viu a morte”, e ainda assim está conosco. Eu tenho certeza que estas pessoas não são de ferro ou coisa parecida, acho-as bem interessante e quem sabe imortais.
E se tudo isso for verdade, então por que acreditamos que eles morreram? Apenas por que nos dizem que foi o que aconteceu, a única explicação que acham para casos como estes é a morte. Não seria mais interessante pensar em outras formas de vida? Pode haver tantas, não é?
Pensamos na morte e esperamos por ela mesmo sabendo apenas que deixaremos de viver, mesmo sem ter certeza se realmente ela virá.
Morte é minha expressão favorita! É o refúgio para todos aqueles que cansaram de viver.

Fanuel Ferreira

9 comentários:

  1. O texto é ótimo Fanu, faz a gente refletir sobre a questão. Ótimo mesmo, parabéns.

    "Morte é o refúgio para todos aqueles que cansaram de viver".

    ResponderExcluir
  2. As palavras estão claras quando as pessoas são claras...seu jeito de escrever dá outras formas de leitura sobre "Morte"...sinto como se estivesse em uma montanha a ouvir uma história.
    Quero perguntar qual é sua expressão repugnante?

    ResponderExcluir
  3. oi Lidi, adorei suas palavras e confesso que me surpeendi com a pergunta. Talvez chegue a ser uma questão que eu deva refletir mais. Sempre me pego repugnando várias frases e expressões que ouço no dia-a-dia. mas como pode observar no texto, as expressões repugnantes são aquelas com certeza absoluta sobre a questão, afinal há certeza?

    beijos... continuamos a nos falar.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, envolvente, um texto muito bom... nem dá pra saber que a pessoa que fez isto, é um grande fã de Harry Potter...
    continue sempre assim, cara!

    ResponderExcluir
  5. rsrs

    dá pra saber sim...

    obrigado Fernando!!

    adoro vc

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto, realmente eu também concordo em muita coisa nesse texto, e achei legal uma pessoa com tanto conteúdo ideológico ter gostado do meu blog:)
    Ainda naum sei bem como funcionam as coisas mais aos poucos eu vou descobrindo.
    Abraço
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Frango

    que comentário lindo no meu texto, fiquei mujito feliz, você realmente escreve coisas lindas de forma consistente e verdadeira. Palavras boas e construção inteligente. Obrigado

    Já nos falamos .

    ResponderExcluir
  8. cara eu li seu texto, e vc me deu um incentivo pra fugi d casa. vc falo tudo q eu queria ouvi.brigado

    ResponderExcluir
  9. Q texto reflexivo, adoreiii
    Nunca tinha lido.

    ResponderExcluir